Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica. Nele, os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais,  como: 

 

    • Fornecedor;

    • Preço;

    • Quantidade de energia contratada;

    • Período de suprimento;

    • Formas de pagamento; 

    • Entre outras. 

Dentro desse mercado livre de negociação, os consumidores podem comprar energia alternativa ao suprimento da concessionária local. Além de negociar o preço da energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores e escolher quem será o seu fornecedor de energia. 

Como funciona?

O Mercado de Energia no Brasil é dividido em ACR (Ambiente de Contratação Regulada) onde estão os consumidores cativos e ACL

(Ambiente de Contratação Livre) formado pelos consumidores livres.

 

Os consumidores cativos são os que compram energia das concessionárias de distribuição às quais estão ligados. Cada unidade consumidora paga apenas uma fatura de energia por mês, incluindo o serviço de distribuição e a geração da energia, e as tarifas são reguladas pelo governo.

 

Já os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou de comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume, etc. Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia (preço negociado de contrato).  

 

Ambiente Livre de Contratação (ACL): liberdade para escolher o tipo de energia, prazos, valores, fornecedores, entre outras questões contratuais;

 

Ambiente Contratação Regulado (ACR): consumidor sem liberdade, dependente das condições impostas pela distribuidora local. 

 

 

Antigamente, o cliente tinha que esperar até 1 ano ou mais dependendo da data de consulta para poder migrar, atualmente com as resoluções normativas 1080 e 1081 da Aneel, ele pode migrar após a renovação no ambiente cativo em 180 dias.

Assim, o Mercado Livre de Energia se consolida como uma forma potencial de economia, sendo um meio seguro e confiável de adquirir energia elétrica por um valor negociável. Dentro de uma cadeia produtiva, todos os insumos devem ser objetos de negociação e com a energia elétrica não deve ser diferente.

 

A principal vantagem nesse ambiente é a liberdade do consumidor poder escolher, entre os diversos tipos de contratos, aquele que atenda às suas expectativas de melhor custo e benefício.

Estudo da CCEE: A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicou que, em 2023, o número de empresas que migraram do mercado livre para o cativo foi inferior a 1% do total de consumidores no mercado livre.

 

Por que aderir ao Mercado Livre de Energia?

 

Quando comparado ao Mercado Cativo, uma compra de energia no Mercado Livre de Energia pode gerar até 30% de economia na conta de luz. 

 

Segundo a  ANEEL, os preços para aquisição de energia elétrica foram, em média, 49% menores no ano passado em relação ao preço médio praticado no

Mercado Cativo.

 

No Mercado Livre de Energia você também fica isento da cobrança das temidas Bandeiras Tarifárias. 

Como pode ajudar?